Olá pessoal! Estou aqui para fazer um resuminho do que foi o Rio Moda Hype, evento feito para os novos talentos do mundo Fashion que aconteceu no dia 10 de janeiro de 2011 e eu tive a oportunidade de assistir todos os desfiles.
R. Miller ficou de ir comigo, mas ela furou legal no ultimo momento...rs
Brincadeira, ela teve seus motivos, Amo-te priminha!!
E ai que eu descobri que nesta edição a única coisa que precisava para VOCÊ, isso mesmo, você ir ao evento era chegar cedinho, cadastrar seu nome como visitante, entrar rápido na fila do desfile e pow! Ai era só alegria, te dava direito a um dos dois desfiles, o de 19h ou o de 20h.
O que acontece é que eventos de moda são sempre uma surpresa, as coisas acontecem no ultimo momento, e no fim do primeiro desfile distribuíram convites para o segundo, então consegui assistir todos.
Aqui fica a dica para qualquer pessoa que queira ir ao Rio Moda Hype e que não tenha convite. Mas isso só acontece no Rio Moda Hype, pois o Fashion Rio por enquanto é mais privado.
Há algum tempo temos visto que o mundo da moda está, passo a passo, abrindo suas portas para todas as classes, mas enfim, vamos ao desfile:
Olha eu ali!
Line-up : Outono inverno 2011
19h
Akihito Hira – DF
Dobra – RJ
Lucas Magalhães – MG
Blash – PE
Julia Valle – MG
20h
Alisson Rodrigues – PR
Estúdio Frame – SP
Sampler – MG
Soddi – BA
Martins Paulo – PI
Conhecendo os estilistas e suas inspirações
Fonte: Revista Rio Moda Hype fornecida no evento.
PRIMEIRO DESFILE 19H
AKIHITO HIRA
Estilista: Akihito Hira, 32 anos, graduado em ciência da computação e pós-graduado em artes visuais.
Coleção: Samurai Gendai
Stylist: Rogério S.
www.akihitohira.com.br
A coleção Samurai Gendai foi resultado de uma análise das relações humanas em um futuro não tão distante, que ao conviverem em um mesmo espaço, mas sem se tocar ou trocas palavras, as pessoas criarão armaduras corporais, como se estivessem em batalha contra um inimigo invisível. Os tecidos sustentáveis e a tecelagem artesanal foram utilizados como base para coletes e jaquetas-armadura, que se sobrepõem as segundas-peles, que dividem o espaço com bermudas e camisetas tecnológicas.
DOBRA
Estilistas: Antônio Guedes, 30 anos, estudante de moda e figurinista e Raquel Álvarez, estudante de moda e já cursou direito em sua terra natal, Suíça.
Coleção: Metamorfose
Moda: Masculina e feminina
Stylist: Roberta Stamatto
Os estilistas Antônio Guedes e Raquel Alvarez estão à frente da marca Dobra, umas das estreantes desta edição. A coleção Metamorfose trata de mudança de conceitos (o Rio de Janeiro como uma das capitais mundiais, insetos como animais belos e o estilo europeu encaixando com o lifestyle carioca). As peças mostram também a união de duas pessoas com culturas e backgrounds distintos, que encontraram uma interseção de linguagem e criaram uma coleção. Este encontro gerou uma transformação, fez a Dobra ganhar um novo corpo. Fazem parte da coleção: T-shirts originais da marca fazendo hi-lo com alfaiataria, vestidos dupla face, bermudas, leggings para homem, estruturas e modelagens na malharia e no plano.
LUCAS MAGALHÃES
Estilista: Lucas Magalhães
Coleção: Responsive Eye
Moda: Feminina
Stylist: Marina Franco
A coleção Responsive Eye foi desenvolvida a partir de conceitos da Optical Art. Um dos estreantes desta edição, o estilista Lucas Magalhães, de 28 anos, é bacharel em Design Gráfico, especializado em criação e conceito de produto.
BLASH
Estilista: Beto Lima e Renata Ramos
Coleção: Propaganda: A alma do negócio
Moda: Feminina e masculina
Stylist: José Camarano
A temática central, poluição e consumismo, mesclada com a arte naïf, que se refere mais a uma tendência estética do que uma corrente de pensamento, aparecem neste novo trabalho da Blash. Em formas justas, com efeito de volume, peças que se misturam entre macacões, vestidos, jaquetinhas, shorts e leggings, com detalhes sobreposições qe causam efeitos visuais diversos, devido às misturas dos materiais utilizados. Poluição visual e apelo Consumista: este é o ponto de partida para a coleção inverno 2011 da Blash. Para compor seu novo acervo, a Blash novamente faz uso de artistas que traduzem esta estética caótica/metropolitana, como o recifense Ramonn Vieitez e o carioca Antonio Bokel, ambos representantes da arte naïf contemporânea, e que se utilizam da moda como fonte inspiradora de sua arte.
JULIA VALLE
Estilista: Julia Valle, 27 anos, formada em comunicação social.
Coleção: TNWMLC
Moda: feminina
Stylist: Mariana Sucupira
TNWMLC significa desconforto, ao se tratar de layouts de teclados. Nesta coleção, as formas que serão utilizadas como modelagem são determinadas pelos movimentos traçados ao se escrever palavras neste, e em outros layouts (como o conhecido QWERTY e o simplificado DVORAK). Desta forma cada roupa carrega uma carga que é só sua, e é a expressão física de um valor abstrato, de um sentimento. Para construir o imaginário estético da coleção, uma máquina de escrever antiga, des(cons)truída em milhares de pequenas partes, cede cores, sons, acessórios e estruturas à coleção.
SEGUNDO DESFILE 20H
ALISSON RODRIGUES
Estilista: Alisson Rodrigues, 28 anos, formado em design de moda e especializado em gestão do design.
Coleção: Entre sonhos e delírios!
Moda: Masculina
Stylist: Leo Neves
Para o próximo inverno, Alisson Rodrigues cria um território onde é necessário sonhar. Lugar por onde transitam as mais diversas histórias e personagens. Idealiza o heroísmo, humaniza a loucura e a busca de ideais como a justiça e a solidariedade. Traduz Don Quixote de La Mancha, criado por Cervantes, sonhado por Dali, traçado por Picasso. Figuras da cidade, do planeta, são fontes de inspiração. Dons Quixotes metropolitanos enfrentam seus dragões cuspidores de fogo. Donzelas são criadas e precisam ser salvas.
ESTÚDIO FRAME
Estilista: Patrícia Brito, 24 anos, formada em moda.
Coleção: Flaneur
Moda: masculina e feminina
Stylist: Vinnie Pizzingrilli
A coleção da Estúdio Frame leva muito a confortabilidade para as passarelas, marca registrada da marca, que trabalha com bastante malharia, peças com referência de alfaiataria, porém construídas/desconstruídas em malha. A inspiração é “Be a Flaneur”, como se fosse um andarilho amante das artes, das ruas, figura nascida na modernidade. Um andarilho em busca de conhecimento, leva tudo que tem consigo, amante das artes e da multidão. Flaneur é um termo francês desenvolvido por Charles Baudelaire. Valoriza objetos, lugares, pessoas que o observador comum já não repara, por fazerem parte de uma rotina.
SAMPLER
Estilistas: Aderlize Martins, 31 anos, formado em estilismo e modelagem do vestuário; e Daniela Escobar, 28 anos, formada em artes visuais.
Coleção: Doppelgänger
Moda: Masculina e feminina
Stylist: Alice Autran Garcia
A coleção “Doppelgänger” trata de duplicações, espelhamentos, simetrias e descompassos. A coleção retoma grandes ícones do conforto na moda, propondo modelagens experimentais que duplicam e/ou invertem o sentido de uso destas peças. Na proposta de fusão, vale também propor cruzamentos entre estilos, transitando livremente entre a elegância sofisticada da alfaiataria e a praticidade despojada da moda esportiva. A coleção é inspirada em assuntos polêmicos dos últimos tempos, tais como a possibilidade do clone, os avatares na internet ou mesmo a obsessão pelo par perfeito que tem contribuído com a crescente ampliação do numero de sites de relacionamento que prometem tal façanha. Com base nestas idéias, fomos colecionando uma série de referências provenientes da moda, das artes visuais, da música, da literatura e do cinema. Entre as inspirações, a lenda germânica do Doppelgänger, o artista argentino Jorge Macchi, a cantora Regina Spektor e o filme Avatar.
SODDI
Estilista: Sólon Diego Barros Silveira, 27 anos, formado em Design de Moda.
Coleção: Um homem de fragmentos
Moda: Masculina
Stylist: Felipe Dornelles
A coleção Um Homem de Fragmentos traz um corpo masculino redesenhado. Recortes inusitados, volumes pontuados, pregas e franzidos criam volume assimetria. A coleção foi inspirada nos andarilhos urbanos, um sujeito camuflado em sua indumentária, que inspira poesia e inteligência. Um homem reconstruído por fragmentos de natureza sentimental e material. Um ser sensível e intelectualizado.
MARTINS PAULO
Estilista: Martins Paulo, 24 anos, estudante de artes visuais.
Coleção: Cats
Moda: Feminina
Stylist: Marina Franco
Martinspaulo2.blogspot.com/
A coleção Cats traz formas justas e amplas em uma só peça. Os recortes remetem a movimentos sinuosos. Existe uma mistura de tecidos e materiais austerosos com malhas fluidas. A base da coleção está em mesclar formas arquitetônicas, geométricas e rígidas ao movimento e fluidez da malha. Inspirada, inicialmente, pelo universo dos gatos de rua do musical Cats, a coleção apresenta peças que remetem a um visual meio punk, com mistura de vários tipos de materiais que vão de malha mescla, pêlo sintético e vinil. A idéia é contrapor materiais mais rígidos, como a camurça, o vinil e tecidos planos.
---------------------------------------------------------------
De cara, posso dizer com certeza que gostei dos desfiles de Akihito Hira, com a coleção Samurai Gendai, de Alisson Rodrigues, coleção Entre Sonhos e Delírios, e Soddi com Um Homem de Fragmentos. Gosto quando o estilista consegue criar um ambiente e te fazer imaginar e sentir o que ele quer, acredito que os dois primeiros tenham conseguido fazer isso.
A coleção Cats, de Martins Paulo, foi uma das mais esperadas (até por mim, amante de gatos) e uma das mais aplaudidas, mas não encheu tanto meus olhos quantos as citadas anteriormente.
Depois disso ainda fiquei curtindo o evento e tomei uma caipivodka que estava com o preço um pouco salgado (R$14), mas estava uma delícia.
Degustar coisas dentro do evento é para poucos, isso digo.
Bom, é isso, espero que tenham curtido o post, até a próxima.
Beijos!
By: F. Miller